COMO APARECE ÁGUA NO DIESEL?

Como aparece água no Diesel?

A água pode aparecer no tanque, a partir do recebimento de um novo estoque de óleo diesel, seja na forma de água livre, dispersa, em emulsão e/ou solúvel.

Quando o óleo diesel se apresenta turvo é porque contém gotas de água muito pequenas, como elas não se sedimentam dão aspecto turvo ao combustível.

A água surge continuamente nos estoques de óleo diesel, noite e dia, a partir da condensação da umidade do ar que entra no tanque pelo bocal de “respiração”.

No entanto, considerando que a quantidade de umidade contida no ar é pequena e que a água que ficará capturada no tanque, a partir da condensação, será somente uma parcela da umidade do ar, não seria razoável esperar uma grande quantidade de água depositada no fundo do tanque, resultante da umidade do ar.

Outros fatores, envolvidos na condensação de água do ar, são as diferenças de temperatura e pressões parciais, entre o meio ambiente externo ao tanque e esses mesmos parâmetros no interior do tanque.

Diesel com borra

Quais os problemas que a água provoca no óleo?

Água presente no diesel provoca uma série de transtornos, como o crescimento de microrganismos que se alimentam do próprio diesel.

Esses microrganismos (fungos e bactérias) só são visíveis ao microscópio e se desenvolvem entre a água e o combustível.

À medida que se multiplicam, começa a surgir uma massa marrom ou preta, conhecida como “borra”.

Localizada na divisa entre o diesel e a água, ou depositada no fundo do tanque, a borra causa entupimento e corrosão de telas, filtros e sistema de injeção.

 

Como evitar?

A quantidade de água no diesel pode ser reduzida mantendo-se os tanques sempre cheios, drenando periodicamente o condensado e utilizando filtros separadores de alta eficiência na linha de abastecimento.

 

Compromisso com os nossos clientes:

Recentemente instalamos um novo filtro de óleo Diesel, de alta tecnologia, que, além de filtrar o óleo, retira toda água presente.

Aumentando a qualidade do combustível e garantindo melhora na performance dos motores e possibilitando a redução de gastos com manutenções.