O PRIMEIRO POSTO DE GASOLINA DO MUNDO!

O primeiro posto de gasolina do mundo

Senta que lá vem história… ⏳

No início do século XX, duro não era achar petróleo, mas um ⛽️posto de gasolina.

Como aquela gente abastecia o carro 🚙 ? A gasolina era um subproduto do refino do petróleo para a produção de querosene. E o querosene vinha sendo usado para a iluminação 💡 de ruas e residências desde 1860.

O conceito do “posto de gasolina” só surgiria em 1907, quando Henry Ford 🇺🇸 inaugurou o primeiro deles, o Automobile Gasoline Company, na cidade de St. Louis, EUA, um galpão de zinco com duas bombas instaladas no alto de pedestais, para que a gasolina descesse por gravidade ⬇️.O segundo foi construído em 1907 pela Standard Oil of California (conhecida hoje em dia como Chevron), em Seattle, Washington. Aliás a Standard Oil foi a primeira a construir postos ao longo das rodovias 🛣com seu logo, originando as chamadas “bandeiras”.

Os postos só chegariam ao Brasil 🇧🇷 em 1915, com a Texaco, quando a quantidade de automóveis em circulação permitia sua sobrevivência econômica 💰 . Antes disso estavam por aqui, distribuindo gasolina e combustíveis, a Esso (que chegou em 1912) e a Shell (em 1913).

Na década de 1910 a Shell inicia no Brasil

Essa é a década em que começa a história da Shell no Brasil. Em 9 de abril de 1913, a Anglo-Mexican Petroleum Products Co. LTD, primeiro nome da companhia, começa suas atividades em um pequeno prédio na rua da Alfândega, no Centro do Rio de Janeiro. Era um período de crescimento do consumo de produtos de petróleo, principamente os voltados para a indústria automobilística. Com isso, começa a expansão da companhia no país. Era o início de uma história de sucesso.

Seis anos depois de sua criação, o grupo de companhias Royal Dutch Shell finca sua bandeira em terras brasileiras, com um capital de 150 mil libras. Tudo começou em 9 de abril de 1913, com a assinatura do Decreto 10.186 pelo Marechal Hermes da Fonseca. No dia 15 do mesmo mês, os seis primeiros funcionários da Anglo-Mexican Petroleum Products Co. LTD (tendo sido o Sr. Adelino o primeiro de todos) começam suas atividades em um pequeno prédio na Rua da Alfândega, no Centro do Rio de Janeiro.

O primeiro nome da Shell Brasil, Anglo-Mexican,  se justifica porque os produtos vinham da companhia de petróleo El Aguila, no México. Era um momento de crescente industrialização e efervescência política e social. A indústria precisava de derivados de petróleo e a Shell viu uma excelente oportunidade de negócios no Brasil.

Os primeiros produtos comercializados por aqui foram o Kerosene Aurora, óleos combustíveis industriais e, em menor volume, lubrificantes, óleo diesel e a Gasolina Energina. O primeiro meio de distribuição dos produtos foi o lombo de burros. Pouco depois, adotou-se carroções (também puxados por animais), até que os primeiros veículos motorizados puderam ser usados. Um fato interessante é que a Anglo-Mexican também vendia lampiões de querosene, já que grande parte da iluminação doméstica dependia do objeto. Em 1914, o primeiro depósito de óleo combustível do Brasil foi inaugurado na Ilha do Governador.

O crescimento da empresa fez com que a sede se transferisse, em 1917, da Rua da Alfândega para um espaço maior, na Rua Primeiro de Março. O nome também mudou: a empresa passou a se chamar simplesmente Anglo-Mexican Petroleum. Até aquele ano, o querosene era o produto mais vendido pela empresa. Depois disso, a indústria e o crescimento do setor de transportes fizeram com o que os óleos combustíveis assumissem a liderança.

FONTE: BrasilPostos e Shell